Em épocas de turbulência agir pela simplicidade e manutenção do foco mostram-se de grande valia. Poucas pessoas sabem, mas quando se voa em área de turbulência a melhor orientação é deixar o avião seguir pelo piloto automático. Anos de experiência e prática por aviadores e engenheiros especialistas ensinaram que o piloto e suas tentativas heróicas de “guiar o avião na turbulência” por vezes são os grandes responsáveis pelo desastre. Atualmente muitos dos sistemas que equipam o “computador de bordo” de muitas aeronaves contemplam o aprendizado de milhões de dados analisados, tanto em vôos de sucesso quanto de insucesso. Sendo assim, pense na sua empresa. O que é o mais correto a fazer na turbulência? A experiência tem nos ensinado na Brasvegro que confiar na equipe, deixar as coisas fluirem e apenas acompanhar os movimentos de mercado, obtendo os avanços nos momentos em que as coisas realmente se mostram viáveis, tem sido a melhor estratégia de ação em momentos turbulentos.

Outro ponto importante que tem contribuído para o sucesso em momentos críticos é o esforço de gestão no sentido de reduzir a complexidade processual da empresa. Temos visto em nossas consultorias empresas perderem tempo e energia na manutenção de processos cujo resultado sequer foi comprado, na qual a prova de validade é facilmente obtida quando se pergunta “Quem fará uso disso?” ou ainda “Na prática, esse processo ou resultado irá promover exatamente qual benefício para o nosso cliente?”, sim, o cliente, pois há ainda muitas pessoas e empresas preocupadas em manter processos cujo resultado final basicamente atende a demanda ocupacional de alguns poucos, senão uma única pessoa; o qual em muitos casos é completamente distante do que o cliente deseja ou precisa para continuar negociando com essa ou aquela empresa.

A gestão deve ter um tempo para ocupar-se em reduzir ou no mínimo otimizar processos, visando à simplificação ou mesmo concentração dos recursos e energias naquilo que realmente agrega valor, garante o sucesso da empresa e a longevidade do desejo dos clientes de estarem negociando.

Nós na Brasvegro temos um olhar voltado para o simples que atende e resolve, sem contudo deixar de ser tecnológico ou mesmo sofisticado. Fazemos isso por meio de nossos sistemas e processo de consultoria e sugerimos a todos que façam o mesmo em suas empresas. Otimize para focar e simplifique para qualificar.

Sérgio Luís Beckel Flor.
CEO Brasvegro.

AAEAAQAAAAAAAAbhAAAAJDM1ZWMzZDU5LWQ5MTctNDcwNS1hMjdhLWJjYzQzODRmNTA0MQ

Simplicidade e foco para obter o resultado
Tagged on:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *